Iniciativas Empresariais de ESG na Educação – Google for Education
Google for Education entrega um modelo escalonável para recursos de transformação digital de aprendizagem. O blog hoje fala um pouco de como isso pode valer para sua escola se tornar referência mundial.

Ensinar+ (Escola Credenciada Google)
Exemplos de iniciativas educacionais promovidas pela sociedade civil no mundo todo não faltam. E no âmbito das práticas ESG, de sustentabilidade econômica, social e ambiental fazem mais sentido ainda. Já falei aqui noutra ocasião das parcerias público-privadas para a qualificação, criação de empregos e orientação da mão-de-obra disponível para o mercado de tecnologia.
Vou citar um exemplo mais específico agora, de como empresas com atuação mundial podem articular essas iniciativas com oportunidades de negócio. Trata-se do Google Workspace for Education, uma plataforma com vários recursos educacionais integrados que visam à colaboração, criatividade e engajamento de estudantes e professores.
Há vários níveis de recursos fornecidos pela plataforma a partir de uma versão gratuita para qualquer escola de educação formal. Espaço de armazenamento e colaboração, salas de aula virtuais, serviços de e-mail e agenda escolar. Claro que esses recursos precisam estar articulados entre si para que possam produzir os resultados esperados. É necessário um projeto educacional para a escola, considerando suas características específicas. A Google qualifica e certifica empresas e profissionais para ajudarem nessa tarefa árdua.
Há inúmeros casos em todas as regiões do país, e quase todos eles por iniciativa dos próprios professores. A organização do material e sua disponibilização é sempre um desafio, mas gosto muito de contar sobre um cenário muito comum e que pode se adaptar ao seu caso.
Inicialmente, a qualificação técnica dos professores é essencial para que se sintam confortáveis com o uso das ferramentas educacionais Google. Depois, inicia-se o processo de compartilhamento de documentos na área comum da escola. Esse processo é descentralizado, pois depende da iniciativa conjunta da direção da escola, dando as orientações sobre os padrões a serem utilizados, e dos professores e alunos engajados nesse projeto que o operacionalizam. A receptividade é ótima.
Como consequência, a escola é capaz de envolver seus alunos no uso constante da plataforma na nuvem, trazendo ganhos na interação entre colegas e professores e na organização e colaboração dos conteúdos aprendidos. Isso também promove uma melhora dos resultados escolares. Essa transformação digital vivida pela escola resulta em sua certificação como Escola de Referência Google for Education, e isso pode ser divulgado sem problemas, desde que siga um padrão pré-estabelecido.

