Espaços colaborativos digitais disciplinam comportamentos essenciais modernos.

OSCAR SARQUIS • 29 de junho de 2022

A colaboração é mais do que apenas trabalhar em conjunto enquanto compartilha o mesmo espaço físico ou virtual; para produzir os melhores resultados, requer um nível de suporte, confiança e compreensão que podem ser desenvolvidos com plataformas e tecnologias adequadas.


A colaboração não é exclusiva de uma sala de aula com Chromebooks ou escolas onde os alunos têm acesso a tablets. Como alunos, participamos de experiências de aprendizagem colaborativa com papel e giz de cera, fita adesiva e cola. Trabalhamos em equipes ou pequenos grupos para atingir um objetivo, sentados lado a lado no tapete ou em uma mesa com nossos colegas de classe. Antes dos quadros interativos ou tablets, os alunos trabalhavam juntos para desenvolver as ideias de seus colegas, perguntar e dar feedback e fazer muito mais. Embora a colaboração analógica e as experiências offline sejam importantes, também devemos preparar os alunos para colaborar em espaços digitais.


A colaboração é mais do que apenas trabalhar em conjunto enquanto compartilha o mesmo espaço físico ou virtual; para produzir os melhores resultados, requer um nível de suporte, confiança e compreensão que podem ser desenvolvidos com plataformas e tecnologias adequadas.


Do ponto de vista metodológico, vale observar que como o resultado das bases de conhecimento dos indivíduos se tornam cada vez mais especializadas, a colaboração é cada vez mais importante em todos os aspectos de suas vidas. Simplificando, como os indivíduos conhecem muito bem um tópico, eles precisam estar perto de outras pessoas com conhecimento especializado para criar um plano completo para resolver um problema ou abordar uma tarefa.


Modelos de colaboração


Há cinco tipos de colaboração com a ajuda de tecnologia: remota, baseada em função, tela compartilhada, síncronas e assíncronas. Todas podem ocorrer dentro das quatro paredes de uma sala de aula presencial tradicional ou dentro dos espaços virtuais de aprendizagem a distância e híbrida.

 

Vamos começar com os três primeiros. Colaboração remota, baseada em função e em tela compartilhada. No modelo de colaboração remota, os alunos trabalham em dispositivos individuais para contribuir com uma única criação compartilhada. Por exemplo, os alunos podem criar uma apresentação usando o Google Slides fazendo login em seus próprios Chromebooks para trabalhar em um conjunto de slides. Nesse caso, a tarefa é única para todo o grupo.


Quando envolvidos em colaboração baseada em função, os alunos trabalham em dispositivos individuais para concluir as tarefas atribuídas a um projeto em grupo, só que desta feita cada um deles tem uma missão específica dentro do trabalho geral do grupo. Nesse caso podem-se formar subgrupos de atuação remota.


Na colaboração de tela compartilhada, os alunos trabalham juntos em grupos pequenos para concluir uma tarefa usando um único dispositivo. Por exemplo, dois alunos podem usar um único iPad para tirar fotos durante uma caminhada comunitária, depois sentar lado a lado e usar uma ferramenta de criação de filmes para gravar suas vozes e adicionar narração a uma apresentação de slides.


Colaboração síncrona e assíncrona


Em um ambiente de aprendizado síncrono, todos os alunos fazem login e participam ao mesmo tempo. É o que acontece, geralmente, nas classes de aula virtuais, a exemplo do Google Sala de Aula. Por exemplo, um professor pode definir um horário agendado para uma videoconferência com todo o grupo ou com uma parte do grupo. Espera-se que os alunos participem neste momento, e um professor pode fazer perguntas ou pedir aos alunos que participem de uma discussão ao vivo com seus colegas. Muitas vezes, essas videoconferências são gravadas para que os alunos possam consultá-las mais tarde ou assistir à gravação se não puderem participar no horário definido.


Observe que quando os alunos trabalham juntos ao mesmo tempo, eles podem receber feedback instantâneo (de professores ou colegas) e monitorar o trabalho de cada colega, podendo até oferecer apoio. O feedback dos alunos precisa ser um componente importante e planejado na colaboração em espaços digitais.


Dicas para dar feedback


  • Releia seu comentário antes de enviar para ter certeza de que seu tom está claro (ou use uma gravação de áudio).
  • Inclua um item de ação ou uma pergunta para ajudar seu colega a pensar no próximo passo.
  • Coloque-se no lugar do seu colega e decida se este comentário é útil.
  • Inclua um emoji junto com seu comentário, como um polegar para cima ou uma carinha sorridente para mostrar seu apoio.


Mas atenção, a colaboração síncrona não pode ser o único modelo ou momento de interação. Uma das principais vantagens em ambientes colaborativos digitais é a flexibilidade de participação dos alunos. Por isso, precisamos recorrer à colaboração assíncrona. Em um ambiente de aprendizado assíncrono, os alunos trabalham com o conteúdo em momentos diferentes, aderindo a um cronograma geral ou linha do tempo.


Quando os alunos colaboram de forma assíncrona, eles podem fazer sua própria programação pessoal enquanto ainda atendem às expectativas de seu grupo. Esta opção oferece uma oportunidade para os alunos praticarem habilidades de gerenciamento de tempo e gerenciamento de projetos enquanto definem seu próprio cronograma ou desenvolvem um cronograma com a contribuição e orientação de um professor, treinador ou conselheiro. 


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